Jaboatão dos Guararapes, 11 de agosto de 2007
Mas deve ir para além disso. E é aí, então, que está o grande mérito dos homens e das mulheres: SE SUAS VIDAS SIGNIFICAM ALGO PARA A HUMANIDADE E TORNAM O MUNDO MELHOR.
Nem tanto por grandes feitos realizados, mas principalmente pela influência que se exerce sobre as pessoas com quem convivemos, forçando a reflexão crítica e fazendo com que elas inexoravelmente não sejam mais as mesmas.
Quem dedica sua vida à Educação tem grandes chances de dar esse significado à sua vida. Geraldo é um deles. É nisso que está seu grande mérito.
Por onde passou, como educador ou aprimorando-se na teoria educacional, “abriu cabeças”, desacomodou certezas, desafiou unanimidades.
Seja numa pequena unidade educacional na região metropolitana de Curitiba até a mais importante instituição de ensino superior de nosso país.
Convivi com Geraldo na infância, mas logo nossas vidas tomaram rumos geográficos diferentes. O que continuou nos unindo porém, para além dos laços familiares, é a mesma paixão que herdamos de nossa mãe: a Educação.
Sempre que nos encontramos posso sentir em Geraldo que ele leva a sério o que escreveu na apresentação de um de seus livros, parafraseando o saudoso Teotônio: “Somos, todos, por ação ou omissão, estímulo ou incompreensão, responsáveis pelo destino da história.” Viver essa certeza é dar significado à vida: à própria e à dos com quem se relaciona.
Foi assim em Colombo, no Paraná, onde nasceu e iniciou sua vida como educador. Foi assim em Concórdia, em Santa Catarina, onde teve seus filhos e se apaixonou pela história de todos os filhos daquela terra, escrevendo sobre ela, em especial a história dos mais humildes.
Foi assim em suas andanças pelos diversos campi da Universidade do Contestado, questionando e abrindo-se ao questionamento, criticando e abrindo-se à crítica, ensinando e abrindo-se à aprendizagem.
E é também assim agora, nesta cidade de Jaboatão dos Guararapes, “berço da Pátria”, que o acolhe e, nesse instante o homenageia, que Geraldo enfrenta o desafio de fazer de uma instituição de ensino superior não apenas mais uma entre tantas “faculdades”.
Assume a missão, junto com sua equipe, de “formar profissionais de nível superior, garantindo a qualidade, a solidez, a segurança e a modernidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região Nordeste".
Quisera estar aí para abraçá-lo neste momento e poder dizer que você merece. É por certo, o mesmo pensamento de seu pai e os outros irmãos.
Um abraço e parabéns!
Afetuosamente, Augusto
2 comentários:
Adorei o que li e posso dizer que Geraldo é tudo isso e muito mais.....um amigo inesquecível,uma pessoa maravilhosa cheio de ideais...conheci Geraldo em Concórdia.(1989) e nunca mais o esqueci...ficará para sempre grandes lembranças....Escola Deodoro....saudades dessa pessoa encantadora...
Caro Augusto,
Só hoje (23/01/2012) tive acesso a este seu comentário.
Agradeço seu carinho que só faz aumentar a certeza de que cada dia de nossas vidas tem que valer à pena. Recebemos um presente divino - a vida - e não podemos resumir nossa passagem por esta vida à uma cruz esquecida em um cemitério.
Postar um comentário