Saiu o resultado por município e por escola
Está em http://mediasenem.inep.gov.br/desempenho.php
Como era de se esperar, as privadas ficaram à frente das públicas.
Como era de se esperar, a grande mídia trombeteou com indisfarçável satisfação a justificativa de que nossa Escola Pública tem pior qualidade do que as privadas.
Como já escrevi em outra ocasião, insisto que a conclusão, por ignorância ou má fé, é equivocada.
Só é possível - e justo - comparar a qualidade do ensino e sua conseqüente aprendizagem se as condições dos estudantes forem iguais.
Só dá pra dizer que uma escola é melhor que outra se ela se destaca diante de estudantes de histórico semelhante.
É covardia exigir que minha escola, por exemplo, que acolhe estudantes da periferia da Região Metropolitana de Curitiba obtenha os mesmos resultados dos pimpolhos do Colégio São Bento - a média mais alta -, que, desde o berço, tudo receberam de seus pais.
É covardia exigir que nossas escolas públicas, que a todos acolhe, obtenham as mesmas médias do que aquelas que selecionam o acesso de seus alunos, seja através de "vestibulinhos", seja através de análise da conta bancária de seus pais.
Há muito que melhorar na Escola Pública, mas não aceito que quem está pouco se lixando com sua qualidade venha menosprezar todo esforço que, principalmente nós professores que nela acreditamos, estamos fazendo para superar suas deficiências e dar a nossos alunos condições de lutarem por uma nova sociedade.
03 abril 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário