Sobre o feriado de hoje, é hilária a “charge animada” com a professora se descabelando pra obter dos alunos a resposta sobre quem foi Tiradentes.
Está em http://charges.uol.com.br/2006/04/21/especial-ontem-numa-escola/
Dia 21 de abril é feriado nacional. Quem sabe dizer pra tia o porquê... Hem! Hem!
.
.
.
É um dia dedicado a um herói...
BATMAN.
Não é possível gente. Vocês já viram pelo menos a figura nos livros: barba longa... túnica até os pés... conspirou contra o império...
BIN LADEN
Que horror gente! Não estou falando de um terrorista. Era um herói brasileiro. Ele lutou contra o poder pela liberdade do povo...
Ô TIA, DÁ UMA DICA. HERÓI BRASILEIRO METIDO COM POLÍTICA É DIFÍCIL, NÉ.
Tá, vou dar uma dica. Tira...
TIRA! TIRA! TIRA!
Tiradentes! Tiradentes! O Brasil era uma colônia, não tinha autonomia, nosso dinheiro ia pra fora do Brasil, nossos impostos eram abusivos e ele morreu pra que nós tivéssemos... tivéssemos...
UM FERIADO!
21 abril 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caro professor,
só esclarecendo, como professora de História, gostaria de ressaltar rapidamente algumas questoes respeito da figura do Tiradentes.
Eleito o simbolo maior da Proclamaçao da Republica (embora tenha importância pra história do Brasil), tal data só é comemorada porque foi ´recriada´ pelos positivistas no final do seculo XIX. Tiradentes foi escolhido para ser o simbolo da republica por apresentar caracteristicas que se assemelhassem a imagem desejada pela elite pensante que desejava estabelecer um anova ´identidade´ para o Brasil. Identidade essa, claro, que nao deveria ter associacao alguma com ideais jacobinos ou muito rebeldes. Entre os pretendidos heróis republicanos temos o Frei Caneca, que foi rejeitado por ter se envolvido realmente em duas lutas efetivas, representando a republica jacobinista.Frei Caneca, apesar de ter morrido,a ssim como Tiradentes, como mártir, representava a rebeldia.
Já no episodio da morte de Tiradentes temos o fato de que a conspiração nao passou as vias de fato, nao teve derramamento de sangue e sua imagem (muito bem tratada por pintures e escultores do periodo) foi se assemelhando a de cristo num jogo muito interessante, no qual se forja uma memoria nacional.
Muitas vezes as mensagens que temos não sao tao diretas e passam por associacoes das quais nao nos damos conta. O episodio e a permanencia da memoria de Tiradentes é um fato interessante para pensarmos nisso e revermos alguns mitos, no seu processo de criação.
Um abraço
Rosana
Postar um comentário